Posso produzir energia solar fotovoltáica na minha casa ou empresa?

Sim, através de um sistema fotovoltaico on-grid, que funciona de forma integrada com a rede elétrica, gerando energia para ser consumida no local e até mesmo gerar energia excedente. Assim o consumidor pode trocar energia com esta rede, pagando apenas a diferença entre seu consumo e a produção própria de energia.
Caso o local à ser instalado o sistema não tenha acesso à rede elétrica é possível fazer um sistema isolado (off grid). Neste caso, o sistema precisará de baterias para armazenar a energia para a noite e dias nublados.

Sistema de compensaçao de energia. Como funciona?

Desde de 17 de abril de 2012, os brasileiros, podem gerar energia em suas próprias residências e receber descontos na conta de energia graças a resolução 482 da ANEEL que estabele o sistema de compensação de energia.
Você poderá injetar a energia excedente produzida por seu sistema na rede elétrica e receberá uma compensação, em kWh, de sua distribuidora por essa energia, assim você pagará a cada mês somente o valaor da diferença entre a energia que foi consumida da rede pública e a que foi injetada por você na rede.

Qual a vida últil do sistema?

Nos sistemas conectados à rede, a maioria dos painéis fotovoltaicos tem garantia de 25 anos para produção de pelo menos 80% da potência nominal. Já os inversores têm garantia de 5 a 10 anos e um vida útil esperada de 10 a 15 anos. Alguns microinversores têm vida útil maior, chegando a 25 anos..
No caso dos sistemas isolados, os inversores e controladores de carga têm garantia de dois anos e vida útil de 5 a 10 anos, mas a principal diferença fica por conta das baterias devem ser substituídas com maior frequência. As baterias mais usuais tem vida útil de 4 anos e baterias especiais podem chegar a 10 a 15 anos de duração.

Necessita de manuntenção?

A manutenção de sistemas fotovoltaicos é mínima, porém você pode tomar alguns cuidados para manter seu microgerador funcionando com eficiência e por muito tempo, então segue algumas dicas.
- Faça regularmente uma inspeção visual nos inversores, para verificar se não há insetos morando em seu equipamento;
- Fique atento a possíveis sombreamentos causados por fatores não previstos antes da instalação do sistema;
- Caso o microgerador esteja instalado em locais onde há muita poeira ou particulados no ar, faça um acompanhamento para observar se há um depósito muito grande sobre o módulo, uma vez que isso pode reduzir a eficiência do seu sistema.

O sistema fotovoltaico pode ajudar para quedas de energia?

É comum as pessoas pensarem que a energia solar fotovoltaica servirá de backup (reserva) caso quedas de energia aconteçam. Este é um pensamento equivocado. Os inversores grid tie (conexão à rede) funcionam de forma sincronizada com a rede elétrica e dependem dela para funcionar. Esta é inclusive uma medida de segurança para não ferir técnicos de manutenção que desligam a rede para efetuar um reparo.

Quem pode desenvolver o projeto de um microgerador?

O projeto de instalação e conexão de um micro ou minigerador fotovoltaico deve ser realizado por uma empresa com experiência comprovada nessa área. Procure informa-se antes sobre a empresa, solicitando referências de outros trabalhos na área de geração elétrica.

Quais os benefícios para o planeta?

A energia fotovoltaica é livre de geração de gases de efeito estufa, os principais responsáveis pelas mudanças climáticas. Diferente da geração termoelétrica ou nuclear, onde gases e resíduos são gerados, a energia solar é limpa. Outro ponto importante é a não necessidade de desmatamento ou alagamento de grandes áreas, fatores recorrentes em construções de grandes usinas hidroelétricas. Além disso, a energia do sol é renovável e inesgotável. Ou seja, com um Sistema SolarGrid você passa a contribuir para a redução das mudanças climáticas e a segurança energética das futuras gerações.